A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o modelo de negócio cooperativo como um fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países.
No dia 18 de dezembro, durante a 64ª. Assembléia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre “As Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas (IYC sigla em Inglês).
Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista. A notícia foi recebida por dirigentes do mundo inteiro com grande aceitação. A nova presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green, disse que “o ano internacional das cooperativas é um evento muito oportuno para uma mais profunda compreensão do movimento cooperativo como um todo"
Para Ian Macdonald, diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional, "é o momento de lembrar ao mundo que existe mais do que uma forma de fazer negócios e que, em uma economia globalizada, todos nós devemos trabalhar juntos."
A ACI-Américas, agradeceu aos 55 Estados-membros das Nações Unidas e, especialmente, nas Américas, bem como as instituições internacionais, as cooperativas e outras partes interessadas no desenvolvimento e crescimento das cooperativas em todo o mundo, ao apoio dado a Resolução das Nações Unidas. (Fonte: NCBA/OCB).
Para ter acesso a um texto preliminar da resolução basta visitar o site da NCBA WWW.ncba.coop
Fonte: http://www.ocbmt.coop.br/TNX/conteudo.php?sid=44&cid=216
Nenhum comentário:
Postar um comentário