sexta-feira, 4 de maio de 2012


Projeto reflorestamento
JUSTIFICATIVA

O presente projeto pretende abordar a importância da preservação das reservas naturais na cidade de Belo Horizonte, evidenciando o trabalho de consciência ambiental através do reflorestamento de áreas desprotegidas em consequência da ação antrópica predatória.

A medida que a humanidade cresce, suas necessidades de intervirem no meio em que vivem acompanham esse crescimento, criando tensões, conflitos com relação à ocupação espacial e recursos disponíveis.

É necessário conscientizar os alunos da escola e toda a comunidade escolar que a nossa casa é o planeta Terra e que devemos cuidar dele. Como? Preservando nossa realidade imediata, que começa em nossa casa, nosso bairro, nossa cidade, etc... Temos uma riqueza ambiental na cidade de Belo Horizonte a qual precisamos preservar e valorizar. O progresso tecnológico pode ser nosso aliado e as ações humanas também. As áreas verdes são fundamentais para purificação do ar, para garantir a vida dos animais e para embelezar o ambiente.

Motivados pela temática da UNESCO (Cooperativismo e Sustentabilidade), por todas as questões que envolvem o meio ambiente e as discussões sobre a devastação do nosso principal bioma, o cerrado, a equipe de professores dos 9ºs anos do Colégio Padre Eustáquio pretende, juntamente com o corpo pedagógico, propor para as crianças e adolescentes, o projeto GAIAPE (Gaia Padre Eustáquio), que traz como primeira proposta de atuação imediata, o reflorestamento de parte do Parque Rola Moça, na cidade de Belo Horizonte, sob a supervisão do Prof. Juarez Oliveira.

OBJETIVOS

®    Reduzir a erosão do terreno a fim de melhoras as condições microclimátias e a microbacia hidrográfica;

®    Melhorar a qualidade ambiental da área reflorestada;

®    Contribuir para a recomposição do ecossistema florestal;

®    Colaborar para a formação de corredores ecológicos;

®    Promover a sustentabilidade da floresta ao final do período da intervenção;

®    Envolver a comunidade a fim de estabelecer um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da responsabilidade, da solidariedade e da equidade;

®    Refletir sobre o nosso papel diante da preservação de um espaço cultural.